Após reivindicações do MNCR, Lula anuncia retorno de investimentos para organizações de catadores
Em 2023 o MNCR havia entregue ao Governo 22 reivindicações. Como resultado o Governo Federal anunciou em cerimônia do Palácio do Planalto, no dia 10 de julho, os primeiros investimentos nas organizações de catadoras e catadores. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ministros de Estado durante a reunião do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadores e Catadoras de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC).
O investimento somado é de cerca de 425,5 milhões de reais destinado a apoiar os catadores e catadoras de materiais recicláveis em todo o Brasil, com atenção aos municípios do Rio Grande do Sul impactados pelas cheias.
Leia na integra no site do MNCR
Último dia para apoiar a Campanha de Solidariedade aos catadores do Rio Grande do Sul
Passados mais de 40 dias da tragédia climática no Rio Grande do Sul, a campanha divulgou um levantamento preliminar sobre os impactos das enchentes recentes nas cooperativas de catadores no Rio Grande do Sul.
A relação aponta 22 cooperativas que foram diretamente afetadas pelas inundações. De acordo com os dados preliminares, as perdas incluem 18 caminhões, 30 prensas, 11 esteiras ou mesas de triagem, 2 empilhadeiras, 2.900 bigbags, 100 bombonas e cestos, 6 computadores e impressoras, 14 elevadores de carga ou paleteiras, 4 balanças plataforma, 17 balanças digitais, além dos equipamentos de cozinha e moveis de escritório.
O cadastramento de catadores afetados diretamente e indiretamente, realizado por equipes do MNCR e da ANCAT, revelou ainda os prejuízos em infraestrutura e ferramentas de trabalho. Segundo o levantamento, as cooperativas também necessitam de reparos nas redes elétricas, conserto de telhados, conserto de pisos, assim como EPI (Equipamentos de proteção individual) e carrinhos de coleta. Um dos galpões foi completamente destruído e dois galpões ainda estão sem acesso para mensurar as perdas.
A recuperação das cooperativas é essencial não apenas para os catadores, mas também para a sustentabilidade ambiental, uma vez que o trabalho dos catadores e das cooperativas é fundamental para a recuperação de embalagens e a gestão de resíduos sólidos no estado.
Faça uma doação agora por PIX